O ano de 1980 não tinha sido bom para a São Clemente. Além de cair para o terceiro grupo, a escola perdeu seu fundador Ivo da Rocha Gomes em julho de 1980. Em 1981, a São Clemente pela primeira vez na história do Carnaval reeditou um enredo ( Assim Dança o Brasil ), graças a astúcia dos seus dirigentes que conseguiram junto a AESCRJ esse direito, pois em 1969 com o mesmo enredo a escola desfilou, mas não foi julgada.
Eram tempos difíceis, mas a escola aproveitou-se da adversidade para se impor no carnaval. E o resultado positivo não tardaria a acontecer. A virada da São Clemente aconteceu através das mãos do carnavalesco Carlinhos D'Andrade, que passou a dar expediente no barracão da escola em 1982, desenvolvendo o enredo sobre o arco-íris, na figura lendária de Oxumaré. No ano seguinte, 1983, levou-a ao vice-campeonato falando sobre a criação da noite, assegurando-lhe o direito de retornar ao segundo grupo em 1984.
A partir de então, a escola se caracterizou por apresentar enredos participantes e de cunho social, que, comprovadamente, a define como uma escola de samba preocupada com a problemática do povo brasileiro. Ousada, crítica, irreverente, política, esses são alguns dos adjetivos que passaram a denominar a escola de Botafogo.
Em 1984, a São Clemente conseguiu ascender ao então primeiro grupo com o enredo Não Corra, Não Mate, Não Morra: O Diabo Está Solto no Asfalto, sobre o caos e a violência no trânsito. A escola encantou as arquibancadas com a história bem humorada do Zeca Passista e os perigos do trânsito. Placas, semáforos, atropelamentos foram genialmente representados em fantasias e o amarelo e preto da escola juntou-se ao vermelho e ao verde em um desfile que levou a escola de volta ao primeiro grupo. A escola chegou devagar, devagarinho, respeitando a toda sinalização e as co-irmãs e ascendeu ao grupo especial, após quase duas décadas.
Pelo carnaval de 1985 com Quem Casa, Quer Casa, novamente desfilou uma sátira, desta vez, no tocante ao sério problema do déficit habitacional no Brasil. Sua comissão de frente ganhou o Estandarte de Ouro do jornal O Globo. A escola revolucionou o carnaval carioca ao apresentar a sua comissão de frente fazendo evoluções engajadas ao enredo - até então as escolas apresentavam nesse quesito a velha-guarda que tinham a única função de apresentar a escola, permanecendo estática e sem engajamento ao enredo desenvolvido. A escola fez um desfile competente para uma escola que ascendera de grupo. Talvez pelo pioneirismo do enredo, pagou com o rebaixamento. O desfile, porém, não lhe manteve entre as grandes escolas.
De volta ao segundo grupo, a São Clemente entrou na avenida novamente abusando do bom humor e encantou público e jurados com o enredo Muita saúva, pouca saúde, Os males do Brasil são, abordando o descaso com a saúde no Brasil. Destaque para o carro que homenageava o hospital de Brasília, que atendeu Tancredo Neves, em que o paciente tinha seu leito infestado de baratas e tinha formigas até no soro. Um outro carro alegórico simbolizava a diligência da saúde que era puxada por saúvas. A escola ficou com o vice-campeonato e teve um saudável retorno ao Grupo Especial.
No carnaval de 1987, a São Clemente retornava ao primeiro grupo com um belo samba, todo em tom menor, composto por Manuelzinho Poeta, Jorge Madeira e Isaías de Paula, este último, ex-interno do SAM (Serviço de Assistência ao Menor). Sua experiência de vida o permitiu expressar nos versos do inspiradíssimo samba sua revolta contra o descaso com as crianças pobres do nosso país. O enredo Capitães do Asfalto era uma réplica análoga a obra de Jorge Amado, Capitães da Areia. Durante o desfile, permeado de ironia na discrepância entre o luxo da vida do menino rico e a miséria da criança que perambula pelas ruas das grandes metrópoles, a São Clemente apresentou um grupo de meninos de rua de verdade. O desfile emocionou a Marquês de Sapucaí e proporcionou um dos melhores momentos da história da escola de Botafogo. Com esse desfile, a São Clemente conseguiu um honroso sétimo lugar, e marcou seu nome definitivamente na história dos desfiles da passarela. Muito antes de se falar em estatuto da criança e do adolescente, a São Clemente saía mais uma vez na vanguarda, e dessa vez, capitaneando o público e a crítica pararam para ver, apreciar e refletir sobre o enredo da escola.
Em 1988, com a violência ganhando as páginas de jornais e com o sucateamento do Estado brasileiro, leniente com esta causa, a São Clemente mais uma vez deu voz ao povo, especialmente o carioca. O enredo Quem avisa amigo é foi um grito de alerta contra a violência. A São Clemente passou com um grande contingente. O sucesso do ano anterior fez com que a escola fosse procurada por pessoas alheias a comunidade e a escola se agigantou. Como uma onda avassaladora, a escola colocou o dedo na ferida, clamando por um basta à violência, de uma forma muito bonita e poética, pouco convencional.
No ano seguinte, com Made in Brazil!!! Yes, nós temos banana, a São Clemente trouxe irreverência ao denunciar a influência econômica e cultural brasileira dentro do mercado internacional, com ênfase na hegemonia norte-americana. O café, a gasolina, o ouro e até os craques do futebol nacional foram abordados em forma de denúncia ao descaso com os produtos genuinamente brasileiros, saqueados a céu aberto e aos olhos complacentes dos governantes. Com um desfile marcado por problemas com carros alegóricos, a superação da escola foi fundamental, num ano em que se prometia o rebaixamento de cinco escolas.
The year 1980 had not been good for San Clemente. Besides falling for the third group, the school lost its founder Ivo da Rocha Gomes in July 1980. In 1981, San Clemente for the first time in the history of Carnival reissued a plot (Just Dance Brazil), through the cunning of their leaders who have achieved near AESCRJ this right, because in 1969 the same plot with the school parade, but not was judged.
They were hard times, but the school took advantage of adversity to impose in the carnival. And the outcome would soon happen. Upset of San Clemente happened through the hands of the carnivalesque Carlinhos D'Andrade, who spent hours in the shed to the school in 1982, developing the plot on the rainbow, the legendary figure of Oxumaré. The following year, 1983, took her to the runner-up talking about the creation of the night, assuring him the right to return to the second group in 1984.
Since then, the school was characterized by participants and scenarios of social, there is evidence that defines it as a samba school concerned with the problems of the Brazilian people. Bold, critical, irreverent, politically, these are some of the adjectives that came to be known school in Botafogo.
In 1984, San Clemente could then ascend to the first group with the plot not Run, Do not Kill, Do not Die: The Devil Is Loose in Asphalt on the chaos and violence in traffic. The school charmed the bleachers with the humorous story of Zeca Dancers and the dangers of traffic. Signs, traffic lights, pedestrian were brilliantly represented in yellow and black costumes and the school joined the red and green in a parade that brought the school back to the first group. The school has come slowly, slowly, respecting all signaling and sisters and ascended to the panel, after nearly two decades.
For Carnival 1985 with Who Marry, want house, again paraded a satire, this time regarding the serious problem of the housing deficit in Brazil. His commission from the front won the Gold Standard of the newspaper O Globo. The school has revolutionized the Rio carnival in presenting his committee engaged front making changes to the plot - until then the schools had in this regard the old guard who had the sole function of presenting the school, remaining static, without commitment to the plot development. The school has a parade responsible for a school which had risen from the group. Perhaps the pioneer of the plot, he paid with relegation. The parade, however, it remained among the big schools.
Back to the second group, Clement entered the avenue again abusing humor and charmed the public and jurors with the plot too many ants, poor health, the ails Brazil, addressing the neglect of health in Brazil. Highlights for the car that paid homage to the hospital in Brasilia, who attended Tancredo Neves, in which the patient had his bed was infested with cockroaches and ants to serum. Another float symbolizing the health care that was pulled by ants. The school got the runner-up and had a healthy return to the Special Group.
During Carnival 1987, San Clemente returned to the first group with a beautiful samba, all in minor keys, composed by Poet Manuelzinho, Jorge de Paula Wood and Isaiah, the latter, a former internal SAM (Service to the Minor). His life experience enabled him to express in verses of inspiration samba their revolt against the neglect of the poor children of our country. The plot Captains Asphalt was a replica similar to the work of Jorge Amado, Captains of the Sands. During the parade, permeated with irony in the discrepancy between the luxury of the rich boy's life and misery of the child who wanders the streets of big cities, Clement showed a group of street children in truth. The parade moved to the Marques of Sapucaí and provided one of the best moments in the history of the school of Botafogo. With this show, San Clemente managed a creditable seventh, and scored his name permanently in the history of the parade the catwalk. Long before to speak on the status of child and adolescent, Clement went out again at the forefront, and this time, captaining the audiences and critics stopped to see, hear and reflect on the theme of the school.
In 1988, with violence making the pages of newspapers and the scrapping of the Brazilian state soft on this issue, the San Clemente once again gave voice to the people, especially in Rio. The plot tells a friend who is was a warning cry against violence. The San Clemente went with a large contingent. The success of last year caused the school to be sought by individuals outside the community and the school loomed. As an overwhelming wave, the school has put his finger on, calling for a halt to violence, in a very beautiful and poetic, unconventional.
The following year, with Made in Brazil!!! Yes, we have banana, Clement brought irreverence to denounce the Brazilian cultural and economic influence within the international market, focusing on U.S. hegemony. The coffee, gasoline, gold and even the stars of the national football were addressed in the form of complaint to the neglect of genuine Brazilian products, open and looted the complacent eyes of the rulers. With a parade marked by problems with floats, the overcoming of the school was instrumental in a year that promised the demotion of five schools.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário