No começo, os desfiles da São Clemente eram realizados pelas ruas de Botafogo. Sua estreia nos desfiles oficiais das escolas de samba ocorreu em 1962, na Avenida Rio Branco, pelo terceiro grupo. O enredo da escola exaltou as riquezas do Brasil: geografia, vegetação, pedras preciosas, ferro, borracha, café, industria e o petróleo.
No ano seguinte, 1963,a escola inicou uma trilogia sobre a cidade do Rio de Janeiro. O primeiro enredo exaltou o Rio Antigo, dos tempos dos lampiões a gás, carruagens, tostão e vintém, destacando o Morro do Castelo e o Mosteiro de São Bento. A escola ficou muito próxima do acesso ao segundo grupo, garantido o terceiro lugar.
Em 1964, a São Clemente conquistou seu primeiro título no carnaval carioca. O enredo retratou o período de 45 anos, iniciado em 1763, ano em que a sede do Vice-Reino do Brasil foi transferida de Salvador, na Bahia, para a cidade do Rio de Janeiro, e encerrado com a vinda da família real para o Brasil em 1808. O enredo era baseado no livro O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis, do jornalista e poeta simbolista Luís Edmundo. Na época, o governo patrocinava incontáveis festas populares (festa do divino, cavalhadas, congadas, serração da velha), uma versão brasileira da política do pão e circo romana.
Em 1965, já no segundo grupo, a São Clemente terminou sua trilogia sobre Rio, abordando os quatro séculos de glórias da cidade, através de suas relíquias e memórias, como os bondes, as obras do Mestre Valentim e os carnavais do Zé Pereira.
No carnaval de 1966, a escola conquistou mais um título, com o enredo "Apoteose ao Folclore Brasileiro", que destacou as lendas brasileiras do saci pererê, Negrinho do Pastoreio e da Cobra Grande do Amazonas, o culto africano à Iemanjá e as manifestações regionais do maracatu e boi bumbá.
Em menos de seis anos após sua fundação, a escola de Botafogo chegou ao primeiro grupo do carnaval carioca, em 1967. Para a sua estreia no hoje denominado Grupo Especial, a escola trouxe as festas e tradições populares do Brasil, inspirada no livro homônimo de Mello Moraes Filho. As festas descritas no desfile foram a do ano-bom (ano novo), a procissão de São Benedito no Lagarto (Sergipe), o carnaval e o casamento na roça. A escola fez referência ao poema Ode a Dois de Julho de Castro Alves, dia caracterizado como a luta efetiva da Independência do Brasil. A escola não se manteve no grupo.
De volta ao segundo grupo, em 1968, a São Clemente fez uma apoteose à cultura nacional, exaltando o grande pesquisador Ladislau de Souza Melo Neto (1875-1893), o cientista mais influente do Brasil da época do Segundo Reinado brasileiro, o pintor Pedro Américo, o jurista e político Rui Barbosa e o escritor Machado de Assis.
Em 1969, a escola concorria a uma vaga no Grupo 1, com o enredo Assim Dança o Brasil, mas em virtude dos atrasos, os jurados abandonaram o palanque do julgamento, deixando de julgá-la, assim como as escolas Tupi de Brás de Pina, Império da Tijuca e Independentes do Leblon que encerrariam aquele desfile. O samba-enredo desse desfile, aliás, foi o primeiro a ser reeditado na história do samba, pois seria novamente apresentado em 1981.
Em 1970, a São Clemente encerrou a sua bem sucedida primeira década de existência levando para a Avenida histórias fantásticas como a do sapo aru, uirapuru, saci pererê e o negrinho do pastoreio.
Earlier, the parades were held in St. Clement streets of Botafogo. His official debut at the parades of the samba schools occurred in 1962, on Avenida Rio Branco, the third group. The plot of the school praised the wealth of Brazil: geography, vegetation, precious stones, iron, rubber, coffee and oil industry.
The following year, 1963, the school started a trilogy about the city of Rio de Janeiro. The first plot exalted the Old River, the days of gas lamps, carriages, and penny farthing, highlighting the Morro Castle and the Monastery of St. Benedict. The school was very close access to the second group, secured third place
In 1964, Clement won his first title at the Rio carnival. The story portrayed the period of 45 years, started in 1763, the year in which the headquarters of the Viceroyalty of Brazil was transferred from Salvador, Bahia, to Rio de Janeiro, and closed with the royal family for Brazil in 1808. The plot was based on the book Rio de Janeiro at the time of the Viceroys, the Symbolist poet and journalist Luis Edmundo. At the time, the government sponsored countless festivals (festival of the divine, cavalhadas, congas, the old mill), a Brazilian version of the politics of Roman bread and circuses.
In 1965, in the second group, the St. Clement completed his trilogy on River, covering the four centuries of glories of the city, through its relics and memories, as the streetcars, the works of Mestre Valentim and carnivals do Zé Pereira.
During Carnival 1966, the school won another title, with the theme "the Apotheosis Brazilian Folklore", which highlighted the legends of the Brazilian Saci pererê, Negrinho of Grazing and Big Snake of the Amazon, the African church to Iemanjá and regional events maracatu and bumba boi.
In less than six years after its founding, the school Botafogo first group arrived in the Rio carnival in 1967. For its debut today called the Special Group, the school brought the festivities and folk traditions of Brazil, inspired by the book by Mello Moraes Filho. The festivities were described in the parade this year-good (new year), the procession of St. Benedict in the Lizard (Sergipe), the carnival and marriage in the fields. The school made reference to the poem Ode to Two July Castro Alves, a day characterized by the effective struggle of the Independence of Brazil. The school remained in the group.
Back to the second group in 1968, Clement made an apotheosis of national culture, extolling the great researcher Ladislaus de Souza Melo Neto (1875-1893), the most influential scientist in Brazil at the time of the Second Empire of Brazil, the painter Peter Americo, the jurist and political writer and Rui Barbosa Machado de Assis.
In 1969, the school competed for a position in Group 1, with the plot Just Dance Brazil, but due to delays, the jurors left the podium of the trial, failing to judge it, as well as schools Tupi de Bras de Pina Empire of Tijuca and Leblon Independent parade that ended that. The samba-plot of this show, incidentally, was the first to be reissued in the history of samba as it would be presented again in 1981.
In 1970, St. Clement closed its successful first decade leading to the Avenue fantastic stories such as the frog aru, uirapuru, SACI pererê Negro and grazing.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário