terça-feira, 18 de maio de 2010

Década de 70 - Uma década sem conquista para a São Clemente/ The 70s - a decade without a win for San Clemente

Durante a década de 70, a escola manteve-se em boa parte no segundo grupo, chegando a ser rebaixada para o terceiro grupo em duas ocasiões: em 1978 e em 1980, quando houve uma redução drástica nas escolas do primeiro e do segundo grupo, que passaram a contar com apenas 8 escola cada um.

Em 1971, a São Clemente exaltou a miscigenação através das três raças formadoras do povo brasileiro: índios nativos, os brancos portugueses e negros vindos da África, no enredo beijo das três saudades, inspirado em poema de Olavo Bilac.

Em 1972, a São Clemente falou das congadas, uma dança que representa a coroação do rei do Congo, surgida com a vinda de povos africanos tornados escravos no Brasil, incorporando-se à cultura brasileira após a abolição da escravatura.

Em 1973, a São Clemente mostrou a lavagem da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador. O enredo abordou aspectos dos festejos religiosos, como a romaria de fiéis, as tradicionais baianas com seus vasos com água perfumada para lavar as escadarias da igreja e a presença de barracas de comidas típicas.

Em 1974, a São Clemente mostrou o enredo “Sonhos Fascinantes de um jovem adolescente”, passando pela Vila Rica de Chico Rei, a cabocla Jurema do Amazonas e Iemanjá da Lagoa do Abaeté, na Bahia.

Em 1975, a São Clemente homenageou Francisco Alves, Ary Barroso e Lamartine Babo, lembrando as músicas que entraram para a história do cancioneiro nacional.

Em 1976, a São Clemente homenageou Recife, terra de Dona Santa, rainha do Maracatu Elefante.

Em 1977,a São Clemente trouxe a fantasia, num mundo lúdico representado por príncipe montado em cavalo alado, sereias e o casamento de um mamão com uma melancia.

Em 1978, a São Clemente exaltou o teatro de revista nas figuras de Walter Pinto, Carlos Machado, Virginia Lane e Carmen Miranda.

Em 1979,a São Clemente fez sua louvação às três rainhas, destacando Iemanjá.

Em 1980, a São Clemente trouxe como enredo a doce ilusão do sambista, que vê sua vida transformada para melhor nos quatro dias de carnaval, para, depois da quarta-feira de cinzas, voltar a sua dura realidade.


During the '70s, the school remained largely in the second group, eventually being relegated to the third group on two occasions: in 1978 and 1980 when there was a drastic cut in schools for the first and second group, which now have only eight schools each.

In 1971, St. Clemente extolled by the mixing of the three races that form the Brazilian people: native Indians, Portuguese whites and blacks from Africa, three in the plot of Kiss nostalgia, inspired by the poem by Olav Bilac.

In 1972, St. Clemente spoke of the Congo, a dance that represents the crowning of the king of Congo, which emerged with the arrival of African people become slaves in Brazil, adding to the Brazilian culture after the abolition of slavery.

In 1973, St. Clemente was the washing of the Church of Nosso Senhor do Bonfim, located in Holy Hill, on the peninsula of Itapagipe in Salvador. The plot dealt with aspects of religious festivals such as the pilgrimage of the faithful, the traditional Bahian with their pots with scented water to wash the church steps and the presence of typical food stalls.

In 1974, St. Clemente was the theme "Dreams Fascination of a teenager", passing by Vila Rica de Chico Rei, the Indian woman of the Amazon and Iemanjá Jurema Lagoa do Abaeté, Bahia.

In 1975, St. Clemente honored Francisco Alves, Ary Barroso and Lamartine Babo, remembering the music that came to the history of the national repertoire.

In 1976, St. Clemente honored Recife, land of Mrs. Santa, Queen of Maracatu Elefante.

In 1977, St. Clemente brought the fantasy world in a playful represented by Prince mounted the winged horse, mermaids and the marriage of a papaya with a watermelon.

In 1978, St. Clemente praised revues in the figures of Walter Pinto, Carlos Machado, Virginia Lane and Carmen Miranda.

In 1979, St. Clemente made his praise to the three queens, highlighting Iemanjá.

In 1980, St. Clemente brought to plot the sweet illusion of samba singer, who sees his life changed for the better in four days of carnival, for, after Ash Wednesday, returning to his harsh reality.

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