terça-feira, 15 de junho de 2010

VII Mostra Cultural

Escola Técnica Rezende Rammel irá realizar sua VII Mostra Cultural.

Tema: Rio Mil Maravilhas e Escolas de Samba.

Tema da Turma 3° MCT B2: Pontos Turísticos e Escola de Samba São Clemente.

Data do Evento: 17/06/2010 e 18/06/2010.

Local: Clube Mackenzie, Rua Dias da Cruz 561.

Horários da Mostra Cultural: 17/06/2010 (15h às 20h); 18/06/2010 (9h às 21h).

Vídeo da Turma Sobre Pontos Turísticos do Rio de Janeiro e Escola de Samba São Clemente

Estou postando de novo o vídeo feito pela turma para quem não viu.
Estou postando o vídeo e o link do vídeo no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=Aa2Tix3Sbxo


Forte de Copacabana/ Copacabana Fort

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será o Forte de Copacabana.

Em 1908, durante o governo do presidente Afonso Pena, foi lançada a pedra fundamental do que hoje conhecemos como Forte de Copacabana. Para a construção deste Forte, foi demolida a igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana, que deu oringem ao nome do bairro. A construção durou 6 anos (1908 – 1914) e foi ocupada por seis baterias de artilharia. O fato mais marcante da historia do Forte foi o Movimento Tenentista, ocorrido em 1922. Liderados pelos tenentes Antonio de Siqueira Campos e Eduardo Gomes, um grupo de jovens militares rebelou-se contra a República Velha. O episódio deu início à revolução dos Tenentes – ou Tenentista – que estendeu-se até 1929 em várias partes do Brasil. Desde 1986, o Forte passou a ser sede do Museu Histórico do Exército. Aos domingos e feriados o museu abre seus portões para passeio ciclístico. O Forte também atende a menores carentes do projeto Rio Criança Cidadã e oferece uma sala para o atendimento de Centro de Valorização da vida. O museu atende aos estudantes, pesquisadores e estagiários, nas áreas de museologia, história e restauração.


In 1908, during the government of President Afonso Pena, was laid the foundation stone of what we now know as Copacabana Fort. To build this fort was demolished the little church of Nossa Senhora de Copacabana, Oringer who gave the name of the neighborhood. Construction took six years (1908-1914) and was occupied by six batteries of artillery. The most striking fact in the history of the fort was the Movement Lieutenants, occurred in 1922. Led by Lieutenant Antonio de Siqueira Campos and Eduardo Gomes, a group of young soldiers rebelled against the Old Republic. The episode started the revolution of the Lieutenants - or lieutenant - which lasted until 1929 in various parts of Brazil. Since 1986, the Fort became the headquarters of the Army History Museum. On Sundays and holidays the museum opens its gates to tour rider. The Fort also serves needy children Project Rio Child Citizen and offers a room for the care center Valuing life. The museum caters to students, researchers and trainees in the areas of museology, history and restoration.

São Clemente no ano de 2010 e 2011/ San Clemente in 2010 and 2011

Em 2010 com o enredo Choque de Ordem na folia a São Clemente fez uma exibição correta e segura e sagrou-se campeã do Grupo de Acesso ganhando nota 10 em todos os quesitos, com exceção de um 9,7 para mestre-sala e porta-bandeira que fora descartado. Com xerifes na bateria, a escola mesclou as ações do Choque de Ordem coordenado pela atual gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro e situações do carnaval contemporâneo. O abre-alas representou a Copacabana dos anos 50. Mas o grande destaque foi um enorme gato, que fez alusão às ligações clandestinas de luz e água.

No ano em que completa o seu jubileu de ouro, 2011, a São Clemente começa a década na elite do carnaval carioca. Com o objetivo de deixar para trás a fama de escola io-iô (que oscila entre a elite e o carnaval do grupo de acesso), a escola contratou o carnavalesco Fábio Ricardo, revelado na Acadêmicos da Rocinha, e um dos mais promissores, que faz sua estreia solo no grupo de elite em 2011.


In 2010 with the theme Clash of revelry in the Order of San Clemente made a correct and safe display and has won the champion of the Access Group winning score of 10 on all counts, except for a 9.7 master-room door- flag that had been discarded. Sheriffs with the battery, the school merged the actions of shock Order coordinated by the current management of the Municipality of Rio de Janeiro carnival and contemporary situations. The open wards represented the Copacabana 50s. But the highlight was a huge cat, which alluded to illegal connections of electricity and water.

In the year that completes its golden jubilee, 2011, San Clemente began the decade in the elite of Rio's carnival. With the goal of leaving behind the fame school yo-yo (which oscillates between the carnival and the elite group of access), the school hired the carnival Fabio Ricardo, revealed in Academics of, and one of the most promising, which makes his solo debut in the elite group in 2011.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Maracanã

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será o Maracanã.

Inaugurado em junho de 1950, o maior estádio de futebol do mundo mantém, ao longo do tempo, todo o glamour que o transformou em cartão-postal e ponto obrigatório para quem visita a nossa cidade.

Palco de momentos memoráveis, como o milésimo gol de Pelé, os mega-shows de Frank Sinatra e de Paul MacCartney - cuja presença de público, superior a 180 mil pessoas, está registrada no Guiness Book -, o recente e não menos prestigiado Encontro com as Famílias, realizado durante a última visita do Papa João Paulo II.

O estádio impressiona pela imponência, estilo e beleza. Um verdadeiro monumento ao esporte, que pode ser visitado quase todos os dias e em diversos horários.


Opened in June 1950, the largest soccer stadium in the world has, over time, all the glamor that turned into a postcard and a mandatory stop for those visiting our city.

Stage of memorable moments, like the thousandth goal by Pelé, the mega-shows of Frank Sinatra and Paul McCartney - whose presence in public, over 180 000 people, is recorded in the Guinness Book - the recent and no less prestigious Meet Families, held during the last visit of Pope John Paul II.

The stadium impressed by the grandeur, style and beauty. A true monument to the sport, which can be played almost every day and at various times.

Anos 2000 - A fase io-iô/ 2000s - Phase yo-yo

No carnaval temático dos 500 anos do Brasil, com o enredo "No ano 2000 a São Clemente é Tupi, com Sergipe na Sapucaí", a São Clemente destacou as riquezas culturais, históricas e naturais de Sergipe, dos sítios arqueológicos ao seu fabuloso folclore, questionando os 500 anos do Brasil, de forma respeitosa, incorporando o indígena não como ser exótico, mas como elemento da nossa identidade histórica. Em anos cada vez mais competitivos, a escola fez uma parceria com o governo de Sergipe, fugindo um pouco de seu estilo.

No carnaval de 2001, com fantasias leves, bem-humoradas e claras, o enredo "A São Clemente mostrou e nada mudou nesse Brasil gigante" fez referência aos diversos enredos antigos e críticos da escola. Logo no abre-alas, todo branco e prata, a escola pedia paz em pequenos estandartes que enfeitavam o carro: um enorme balde, com duas garrafas de champanhe, cercado por taças. A festa que a escola levou para a avenida era a resposta aos que fazem do país um lugar nem sempre alegre. Por isso, depois do abre-alas, vinha a dura realidade: a alegoria da favela tinha sinais de trânsito, postes com fios e placas onde se lia "não jogue lixo", além de vasos sanitários que serviam de base para os destaques.

2002: No ano dos enredos comercializados, a São Clemente não fugiu à regra. A São Clemente comemorou os 40 anos de avenida com um tema de alerta para a necessidade de preservação do meio ambiente: "Guapimirim, paraíso ecológico abençoado pelo Dedo de Deus". O alerta veio logo atrás da comissão de frente, com as 180 baianas. A ala desfilou divida com fantasias em duas cores (branco e preto), representando a Baía de Guanabara, suas águas e a poluição. Com carros gigantescos, a escola teve problemas com um deles, que quebrou e os destaques tiveram que desfilar no chão. Era o segundo carro que apresentava os primeiros sinais da presença do homem na região de Guapimirim - que significa "nascente pequena", na língua indígena. Com alguns problemas na evolução, a escola acabou disputando com a Tradição o rebaixamento, levando a pior, talvez por ter sido a primeira a desfilar, posição comumente sacrificada pelos jurados. A escola mudou, as alegorias cresceram, não houve racionamento de alegria, mas ainda assim precisava de algo mais.

No ano seguinte, a São Clemente novamente se sagraria campeã do Grupo de Acesso do carnaval carioca. O último título havia sido conquistado em 1966. A escola obteve nota máxima em todos os quesitos com um belo desfile em homenagem ao município de Mangaratiba. O resultado, porém, foi contestado pelas demais concorrentes.

2004: No ano das reedições, a São Clemente abriu o desfile e também revisitou, não um enredo, mas sua tradição de carnavais bem-humorados, marcados pela crítica política e social, irreverentes, abandonada nos últimos anos. Sob pressão de deputados e senadores, Milton Cunha foi obrigado a mudar na última hora a escultura que mostrava Tio Sam sentado no Congresso como num vaso sanitário no enredo "Boi voador sobre o Recife - Cordel da galhofa nacional". Prejudicada pela chuva, a irreverência do enredo, que partiu da primeira cobrança de pedágio do Brasil, por Maurício de Nassau, no Recife, para criticar ferozmente os políticos brasileiros, não foi suficiente para manter a escola de Botafogo no Grupo Especial. O boi voou, a escola caiu e ele aterrissou e fincou o pé em Brasília em pleno governo petista.

No ano seguinte, apesar de desfilar para arquibancadas quase vazias, no fim de uma chuvosa madrugada, a São Clemente emocionou e divertiu quem ficou para ver "Velho é a vovozinha: a São Clemente enrugadinha e gostosinha". A escola entrou na Sapucaí com uma enorme escultura de um preto velho no abre-alas. A irreverência e a alegria estão de volta, mas a modernidade chegou na frente da São Clemente meia-idade.

Em 2006 a São Clemente entrou luxuosa e com carros grandes e bem acabados na sua homenagem a dupla Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. A São Clemente arrebatou o estandarte de ouro de melhor escola, mas ficou apenas com o vice-campeonato. A São Clemente entrou na avenida disposta a acabar com todos os tipos de preconceitos. O enredo ‘Barrados no Baile’ trouxe hippies, gays, nordestinos, funkeiros, black power e todas as tribos sujeitas a qualquer tipo de discriminação se espalharam por suas 1.400 fantasias. Com 2.500 componentes na Avenida, a São Clemente não cometeu deslizes e conquistou o título do Grupo de Acesso A, que lhe deu o direito de voltar ao Grupo Especial em 2008.

2008: De volta ao Grupo Especial, a São Clemente abriu os desfiles com luxo, ao apresentar a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, sob a ótica da mãe do Rei Dom João VI, Dona Maria, "a Louca". O menor tapa-sexo usado no Carnaval levou à fama a modelo Viviane Castro . Os 3,5 cm de pano, no entanto, custaram 0,5 ponto à escola. A Comissão de Verificação das Obrigatoriedades Regulamentares da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro entendeu que a passista estava nua, o que é proibido pelo regulamento. A punição prejudicou a escola, mas não foi a causa de sua queda para o Grupo de Acesso.

No seu retorno ao Grupo de acesso A, a São Clemente abriu pela segunda vez o desfile, nesse grupo, com a manutenção do carnavalesco Mauro Quintaes, que iria desenvolver um enredo sobre a malandragem com o carnavalesco Wagner Gonçalves, mas a direção da escola resolveu mudar e trouxe Alexandre Louzada, para desenvolver o carnaval ao lado de Mauro Quintaes, o enredo O Beijo Moleque da São Clemente. A escola foi prejudicada pela organização dos desfiles, já que não liberaram a área de concentração, o que fez com que o desfile sofresse um atraso de mais de 40 minutos. A escola contou a história do primeiro palhaço negro Benjamin de Oliveira. A escola ficou na 4ª colocação com 238,5 pontos, permanecendo no mesmo grupo em 2010.


In the carnival theme of 500 years of Brazil, with the theme "In 2000, San Clemente’s Tupi, and Sergipe in Sapucai," Clement said the cultural riches, historical and natural Sergipe, archaeological sites to your fabulous folklore, questioning the 500 years of Brazil, in a respectful manner, incorporating indigenous not be as exotic, but as part of our historical identity. In years increasingly competitive, the school has partnered with the Government of Sergipe, running a little style.

During Carnival 2001, with costumes light, humorous and clear, the plot, "The San Clemente and nothing was changed in Brazil Giant" made reference to the various plots and critics of the old school. Once in the open wards, all white and silver, the school sought peace in small banners that adorned the car: a large bucket with two bottles of champagne, surrounded by bowls. The party that led the school to the venue was the answer to those who make the country a place not always happy. Therefore, after the open wards, came the harsh reality: the allegory of the slum had traffic signals, poles with wires and plates that read "Do not throw garbage" as well as toilets that formed the basis for the highlights.

2002: The year of the plots sold, San Clemente was no exception. The San Clemente celebrated 40 years of Avenue with a theme of alert for the need to preserve the environment, "Guapimirim ecological paradise blessed by the Finger of God." The warning came just behind the front commission, with the 180 Bahia. The wing paraded in costumes divided in two colors (black and white), representing the Guanabara Bay, its waters and pollution. With giant car, the school had problems with one of them, and that broke the highlights had to parade on the floor. It was the second car that had the first signs of man's presence in the region of Guapimirim - which means "little spring" in the indigenous language. With some problems in evolution, the school ended up fighting with the demotion Tradition, leading to worse, maybe because it was the first to parade, a position often sacrificed by the jury. The school has changed, the floats grew, there was no shortage of joy, but still needed something more.

The following year, San Clemente again that sacred field of Access Group of Rio's carnival. The last title was won in 1966. The school received top marks in all items with a parade in honor of the beautiful city of Mangaratiba. The result, however, was challenged by other competitors.

2004: The year of reissues, San Clemente opened the parade and also revisited, not a plot, but its tradition of carnivals humorous, marked by political and social criticism, irreverent, abandoned in recent years. Under pressure from deputies and senators, Milton Cunha was forced to move at the last minute sculpture depicting Uncle Sam sitting in Congress as a toilet in the plot Boi flying over the reef - Cordel of national mockery. " Hampered by rain, the irreverence of the plot, who started the first toll of Brazil, Mauricio de Nassau, Recife, to fiercely criticize the Brazilian political, was not enough to keep the school in Botafogo Special Group. Bullock flew, the school fell and he landed and stuck his foot in Brasilia in full PT government.

The following year, despite parade for nearly empty bleachers at the end of a rainy morning, and moved to San Clemente who was amused to see "Old is the grandmother: San Clemente wrinkly and delicious. The school entered the Sapucaí with a huge sculpture of an old black man in open wards. The irreverence and joy are back, modernity but arrived in front of San Clemente midlife.

In 2006 San Clemente signed with luxury cars and large and well finished in double tribute to Luiz Gonzaga and Gonzaguinha. The San Clemente snatched the gold standard of the best school, but was left with only the runner-up. The San Clemente entered the avenue prepared to end all forms of prejudice. The plot of 'Beverly Hills' brought hippies, gays, Northeastern, funkers, black power and all the tribes subject to discrimination of any kind spread for their 1400 costumes. With 2,500 components on the Avenue, San Clemente did not make slips and won the title of The Access Group, who gave him the right to return to the Special Group in 2008.

2008: Back to the Special Group, the San Clemente opened the parade with luxury, in presenting the arrival of the Portuguese royal family to Brazil in 1808, from the perspective of the mother of King Dom Joao VI, Dona Maria, "the Mad". The lowest codpiece used in Carnival fame led to the model Viviane Castro. The 3.5 inches of cloth, however, cost 0.5 points to school. The Commission for Regulatory Auditing of Obligations of the Independent League of Samba Schools of Rio de Janeiro found that the dancer was naked, which is prohibited by regulation. The penalty hurt the school, but was not the cause of his downfall to the Access Group.

On his return to the Access Group A, Clement opened the parade for the second time in this group with the maintenance of the carnivalesque Quintaes Mauro, who would develop a story about the trickery with the carnivalesque Wagner Goncalves, but the school board decided change and brought Alexandre Louzada, to develop the carnival alongside Mauro Quintaes, the plot of Kiss Moleque San Clemente. The school was damaged by organizing parades, since not released the area of concentration, which led the parade was delayed for more than 40 minutes. The school told the story of the first black clown Benjamin de Oliveira. The school was in 4th place with 238.5 points, staying in the same group in 2010.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Anos 90 -E o samba sambou -Após seu melhor desfile, um improvável rebaixamento/ 90 Years -And the Samba -After his best parade, an unlikely relegation

1990: A grande surpresa do carnaval foi a São Clemente, ao fazer um célebre enredo E o samba sambou criticando o carnaval da Sapucaí. Destaque para os componentes da comissão de frente, que vieram com uns bonecos nas mãos, representando a comercialização no samba (compra e venda do quesito Mestre-sala e Porta-bandeira pelos dirigentes das escolas). Na coreografia, os componentes jogavam-nos ao chão e os pisoteava. A fantasia do mestre-sala e da porta bandeira era de bonecos de corda. Tinham ainda alas com arlequins com foguetes, representando a correria dos componentes, para se chegar até a Apoteose e na fantasia existia o número da cronometragem: 1h20; alegoria com correntes e cadeados, representando o pouco acesso das pessoas mais pobres nas arquibancadas; alegoria com pavões, representava a vaidade dos carnavalescos, tripés com anúncios, tipo: "vende-se um mestre sala e compra-se um puxador". A escola, juntamente com a União da Ilha, até o os dois últimos quesitos (mestre sala e porta bandeira - alegorias e adereços) liderou a apuração, prometendo ser a grande zebra do carnaval. No final da apuração acabou em 6º lugar. O grande momento da São Clemente. O recado tinha endereço certo.

1991: O enredo ficcional-histórico-futurista, Já Vi este Filme, da São Clemente, mesclava o futuro com a história do Brasil, de forma apocalíptica. A São Clemente fez um desfile compacto. Monique Evans, grávida, brilhou à frente da bateria. O carro abre-alas desfilou, saiu na dispersão e voltou ao desfile para encerrá-lo, dando a impressão que começaria tudo outra vez, como sugeria o enredo. Destacou-se o carro com a Estátua da Liberdade em ruínas, ao melhor estilo Planeta dos Macacos. O desfile da escola não a credenciaria a visitar o acesso, mas muitos acreditam que sua sorte já estava traçada devido ao ano de 1990 e o sucesso do desfile que colocava em xeque a modernização do carnaval da era Liesa. Além do confisco, da represália em relação ao enredo anterior, a escola teve o azar de fechar o desfile.

1992: Com mais um enredo crítico, dessa vez com relação aos problemas na educação, a São Clemente fez um bom desfile, com fantasias caprichadas e de bom efeito. A comissão de frente, do bom e criativo Gabriel Cortês, veio de palmatória. Eram homens vestidos de "senhoras professoras", que no refrão (E o salário ó...), levantavam a saia e mostravam a bunda na avenida. Alguns personagens da Escolinha do Professor Raimundo desfilaram no último carro da escola. Os carros representavam matérias escolares e tinha uma ala de protesto dos professores por melhores salários. A escola foi reprovada pelos jurados.

1993: A São Clemente inaugurou no desfile da Marquês de Sapucaí o merchandising do pão, enredo que levou para avenida. De forma irônica, a escola cobriu a avenida com pandeiros, ratinhos e, sobretudo, baianas, representando o trigo, o centeio, o milho e a cevada do "Pão nosso de cada dia". A escola não estava no ponto para voltar a ser especial.

1994: A São Clemente trouxe um enredo que versava sobre a união dos povos, nas histórias infantis (mosqueteiros, três porquinhos), na música (duplas sertanejas) e na vida pública (passeatas, protestos). O enredo pegava carona no "impeachment" de Fernando Collor. O enredo e o samba eram bons, mas a escola teve problemas no mau acabamento de alegorias e fantasias, apesar de a fantasia da bateria estar impecavelmente vestida de mosqueteiro. Como de costume, no abre-alas, lindas mulheres semi-nuas enfeitaram o desfile. Num dos carros, uma sósia de Madonna fez seu showzinho particular para a plateia. No período antecedente ao carnaval, já existia a polêmica de que o desfile já estaria armado pra duas escolas. A escola foi vice-campeã e juntamente com a Villa Rica ficou 20 pontos na frente das demais, o que causou muita confusão e atraso na sua inclusão no desfile do grupo especial de 1995. É a velha máxima: Unidos, venceremos!

1995: A São Clemente abriu o Grupo Especial, lembrando da conquista do tetracampeonato de futebol, apostando na recuperação do orgulho brasileiro. Na comissão de frente, foi reproduzido o erro no pênalti de Roberto Baggio, jogador italiano que deu o tetracampeonato ao futebol brasileiro. A escola desfilou com muita empolgação e alegria, mas era evidente a simplicidade de fantasias e alegorias. O abre-alas trouxe São Clemente ladeado por baianas, cuja ala vinha logo a seguir representando a religiosidade. A escola desfilou com simplicidade, mas muita alegria. No centro do carro dos esportes havia uma réplica do capacete de Ayrton Senna, uma homenagem ao ídolo, no qual se destacou Túlio Maravilha. Isadora Ribeiro veio à frente da bateria, que veio multicolorida e representando a moeda Real. Os jurados, incrédulos, rebaixaram a escola.

No ano de 1996 com Se a canoa não virar, a São Clemente chega lá, a São Clemente , respeitando suas cores, colocou as embarcações na avenida, desde as egípcias até as naus portuguesas, e fez um desfile bem animado, repleto de cavalos marinhos, vikings, piratas, carrancas, galeões, velas, cisnes brancos, caravelas e canhões. A comissão de frente era formada por Aqualoucos, que vieram de pés de patos. O abre-alas representava folias marítimas. Uma das alegorias, passou avaria na avenida, e isso pode ter causado a perda do acesso.

Em 1997, com o enredo A São Clemente Botafogo na Sapucaí, a escola contou a história do bairro de Botafogo e um pouco da história da escola que estava completando 35 anos. O desfile foi um dos mais belos momentos da história da São Clemente, pois além do belo visual, a escola teve uma harmonia perfeita. No resultado, três escolas terminaram empatadas: São Clemente, Caprichosos de Pilares e Tradição. No desempate, a Tradição e a Caprichosos levaram a melhor e conseguiram a vaga para o grupo especial no próximo ano. A São Clemente entrou na justiça, alegando suspeita de fraude na classificação. A escola de Botafogo conseguiu uma liminar concedida pelo juiz da 31ª Vara Cível, Carlos Eduardo Moreira da Silva e marcou presença no desfile das campeãs.

No ano seguinte, com uma linguagem simples e direta, a São Clemente veio "mordida" e fez um protesto na Avenida, pedindo Justiça. O enredo Maiores são os poderes do povo. Se Liga na São Clemente!, retratava a briga do povo por justiça, falando da luta pelos direitos essenciais: saúde, educação, emprego, moradia. A escola elevou sua voz contra a fome, os baixos salários e a falta de cuidado com o bem-estar social. Na comissão de frente, vinham os "guerreiros de Momo", uma tropa de choque para botar ordem na casa, já que avacalharam com o carnaval. Eles vinham elegantemente vestidos e simulavam um ataque, em alusão aos jurados que prejudicaram a escola no ano anterior. A ala de baianas trouxe o nome da escola sobre o dorso em letras garrafais, mostrando o orgulho de ser clementiano. No carro da discriminação, Neusa Borges veio de destaque.

1999: Desfilando com sua alegria tradicional, a São Clemente abriu o desfile do Grupo Especial, com uma homenagem ao advogado, jornalista, político, diplomata e abolicionista Rui Barbosa. A agremiação realizou um desfile modesto e foi rebaixada para o Grupo de Acesso. Apesar de a escola ter tido uma melhora significativa no quesito fantasia, algumas alegorias pecaram um pouco, por falta de ousadia. Rui Barbosa foi retratado em quase todas elas. No carro da abolição, uma das figuras passou avariada.



1990: The big surprise was the carnival of San Clemente, in making a famous story and criticizing the Samba Samba carnival Sapucaí. Highlights for the components of the Front, which came with a puppet in the hands, representing the marketing in samba (purchase and sale of the item Master-room door and a flagship of the heads of schools). Choreography, the components were playing ourselves on the ground and trampled. The fantasy of the master of ceremonies and flag bearer was the puppet strings. Harlequins still had buildings with rocket, representing the running of the components, to reach the Apotheosis in fantasy and there was the issue of timing: 1:20 a.m.; allegory with chains and padlocks, representing the poor access of the poorest people in the stands, with allegory peacocks, represented the vanity of carnival, tripods with ads, like "selling yourself a master room and buy yourself a handle." The school, along with the Union of the island, until the last two questions (master room door and flag - floats and props) led the investigation, promising to be the great zebra carnival. At the end of the counting ended in 6th place. The great moment in San Clemente. The message was right address.

1991: The plot is fictional-historical-futurist, I saw this movie, from San Clemente, the future merged with Brazil's history, so apocalyptic. The San Clemente made a parade compact. Monique Evans, pregnant, shone in front of the battery. The car opens wings parade, came in scatter and returned to the parade to end it, giving the impression that it would start all over again, as suggested by the plot. Stood out the car with the Statue of Liberty in ruins, the best style Planet of the Apes. The parade did not accredit the school to see the access, but many believe his luck had been drawn due to the year 1990 and the success of the parade that put into question the modernization of the carnival was Liesa. In addition to confiscation of reprisal against the previous plot, the school had the chance to close the show.

1992: With a plot more critical, this time with respect to problems in education, Clement did a good show, with fancy costumes and good effect. The committee front, the good and creative Gabriel Cortes, shaft paddle. They were men dressed as "ladies teachers," which the chorus (And O the salary ...), raised her skirt and showed her butt on the avenue. Some characters from the Little School Professor Raymond paraded in the last car of the school. Cars accounted for school subjects and had a wing of teachers protest for better wages. The school was rejected by the jury.

1993: San Clemente opened the parade of the Marquis de Sapucaí merchandising bread, plot that led to the avenue. In an ironic way, the school covered the avenue with tambourines, mice and especially Bahian, representing wheat, rye, corn and barley from "our daily bread." The school was not the point to go back to being special.

1994: San Clemente brought a storyline that dealt with the union of peoples, in children's stories (musketeers, three little pigs), music (folk band) and in public life (marches, protests). The plot took a ride on Impeachment of Fernando Collor. The plot and the samba were good, but the school had problems with bad finishing floats and costumes, while the fantasy of the battery is impeccably dressed musketeer. As usual, in open wards, semi-nude beautiful women graced the parade. In one car, one of Madonna lookalike made his showboating for the particular audience. In the period leading up to Carnival, there was already a controversy that the show would already be armed to two schools. The school was runner-up, and together with the Villa Rica was 20 points ahead of the other, which caused much confusion and delay in its inclusion in the parade of the special 1995. It's the old maxim: United we stand!

1995: The San Clemente opened the Special Group, recalling won their fourth title in soccer, betting on the recovery of Brazilian pride. In the Front, the error was reproduced in the penalty of Roberto Baggio, Italian player who gave the fourth championship in soccer. The school paraded with much excitement and joy, but it was clear the simplicity of costumes and floats. The open wards brought flanked by Bahia San Clemente, whose side came just after accounting for religiosity. The school paraded with simplicity, but joy. In the center of the sports car was a replica of the helmet of Ayrton Senna, a tribute to the idol, which stood Tulio Maravilha. Isadora Ribeiro came ahead of the battery, which came multicolored and representing the currency Real. Jurors in disbelief, lowered school.

In 1996 with If the canoe does not capsize, San Clement gets there, San Clement, respecting their colors, put the boats on the avenue, from the Egyptian to the Portuguese ships, and did a parade and lively, full of seahorses , vikings, pirates, gargoyles, galleons, candles, white swans, cannons and caravels. The commission was formed by front Aqualouco, who came from the feet of ducks. The open wards represented folias sea. One of the floats, has damaged the avenue, and this may have caused the loss of access.

In 1997, with the plot at the San Clemente Botafogo Sapucaí, the school told the story of the neighborhood of Botafogo and a little history of the school who was completing 35 years. The parade was one of the finest moments in the history of San Clemente, because besides the beautiful sight, the school had a perfect harmony. As a result, three schools finished in a tie: San Clemente, Caprichosos and Tradition. In the tiebreaker, Tradition and Caprichosos led to better and got a scholarship to the panel next year. The San Clemente went to court, claiming fraud is suspected in the standings. The school in Botafogo won a court injunction granted by the 31 th Civil, Carlos Eduardo Moreira da Silva and has attended the parade of champions.

The following year, with a simple and direct language, came to San Clemente "bite" and made a protest on the Avenue, asking Justice. The plot is Major powers of the people. If the League in San Clemente!, Portrayed the struggle of the people for justice, speaking of the struggle for basic rights: health, education, employment, housing. The school raised its voice against hunger, low wages and lack of care with welfare. In the Front came the "warriors of Momo," a riot to put the house in order, as mess things up with the carnival. They came dressed elegantly and a simulated attack, in allusion to the jurors that hurt the school the previous year. The wing of Bahian brought the school name on the back in bold letters, showing the pride of being clementiano. Discrimination in the car, Neusa Borges came to prominence.

1999: Parading with their traditional joy, San Clemente opened the parade of the Special Group, with a tribute to the lawyer, journalist, politician, diplomat, and abolitionist Rui Barbosa. The college held a modest parade and was demoted to the Access Group. Although the school has had a significant improvement in the question fantasy, some floats have sinned a little, for lack of boldness. Rui Barbosa was featured in almost all of them. Abolition of the car, one of the figures has broken.

Museu Nacional/ National Museum

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será o Museu Nacional.

Num belo conjunto arquitetônico, foi criado em 1922, no Governo de Epitácio Pessoa, esse museu que possui um acervo de valor inestimável.

Museu Histórico Nacional ocupa uma área de 18.000m2, e está instalado em três prédios distintos, de diferentes épocas: a Casa do Trem, de 1762, o Arsenal Real, de 1822 e o Anexo para os quartéis, de 1835.

O lugar, outrora à beira-mar, foi planejado como ponto estratégico de defesa para a cidade.


In a beautiful architectural ensemble was created in 1922, the Government of Epitácio Pessoa, this museum has a priceless collection.

The National Historical Museum occupies an area of 18.000m2, and is housed in three separate buildings from different epochs: the Train House, 1762, the Royal Arsenal in 1822 and annex to the barracks in 1835.

The place was once the sea was planned as a strategic point of defense for the city.

sábado, 29 de maio de 2010

Igreja da Penha/ Penha Church

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será a Igreja da Penha.

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha é um tradicional santuário católico localizada no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. O Santuário possui também um bondinho, recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente.

Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.

História

No início do século XVII, o capitão Baltasar de Abreu Cardoso ia subindo o monte rochoso (penha) para observar as suas propriedades, quando de repente surgiu uma grande serpente prestes a atacá-lo. Assustado, apenas conseguiu rogar: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Imediatamente surgiu um lagarto, predador das cobras. Os dois animais começaram a lutar e o Capitão conseguiu fugir.

O proprietário interpretou a aparição do lagarto como obra de Nossa Senhora, a quem tinha pedido socorro, determinando erguer no alto da penha uma pequena ermida com uma imagem que denominou de Nossa Senhora da Penha por se encontrar no alto da rocha.
Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em 1728, a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos.

The Church of Nossa Senhora da Penha de França, popularly known as the Church of the Rock is a traditional Catholic shrine located in the suburb of Penha in Rio de Janeiro, Brazil.

Built on top of a stone, is famous for 382 steps of the staircase, where many faithful promises pay, rising to standing or kneeling. The Sanctuary also has a cable car, recently refurbished, with capacity to carry about five hundred people per hour, for free.

Every year the shrine holds the celebration of the patron, in October, promoting the celebration of masses hourly on Sundays, concerts, religious processions luminous field masses, presentation of folklore groups, choirs and presentation party at the hill climb sanctuary with the traditional stands of typical foods, candies and various music.

History

In the early seventeenth century, Captain Baltasar de Abreu Cardoso was going up the rocky hill (Penha) to observe its properties, when suddenly appeared a large snake about to attack him. Frightened, they only managed to pray: "My Nossa Senhora, help me." Immediately came a lizard, predator of snakes. The two animals started fighting and the captain managed to escape.

The owner interpreted the appearance of the lizard as a work of Nossa Senhora, who had asked for help, setting up on top of the Penha a small chapel with an image he called Nossa Senhora da Penha by standing on top of rock.

Gradually the number of devotees grew until, in 1728, the chapel with the image was enlarged and erected a tower where they were placed two small bells.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Anos 80 - a fase áurea da escola/ 80s - the golden age of school

O ano de 1980 não tinha sido bom para a São Clemente. Além de cair para o terceiro grupo, a escola perdeu seu fundador Ivo da Rocha Gomes em julho de 1980. Em 1981, a São Clemente pela primeira vez na história do Carnaval reeditou um enredo ( Assim Dança o Brasil ), graças a astúcia dos seus dirigentes que conseguiram junto a AESCRJ esse direito, pois em 1969 com o mesmo enredo a escola desfilou, mas não foi julgada.

Eram tempos difíceis, mas a escola aproveitou-se da adversidade para se impor no carnaval. E o resultado positivo não tardaria a acontecer. A virada da São Clemente aconteceu através das mãos do carnavalesco Carlinhos D'Andrade, que passou a dar expediente no barracão da escola em 1982, desenvolvendo o enredo sobre o arco-íris, na figura lendária de Oxumaré. No ano seguinte, 1983, levou-a ao vice-campeonato falando sobre a criação da noite, assegurando-lhe o direito de retornar ao segundo grupo em 1984.

A partir de então, a escola se caracterizou por apresentar enredos participantes e de cunho social, que, comprovadamente, a define como uma escola de samba preocupada com a problemática do povo brasileiro. Ousada, crítica, irreverente, política, esses são alguns dos adjetivos que passaram a denominar a escola de Botafogo.

Em 1984, a São Clemente conseguiu ascender ao então primeiro grupo com o enredo Não Corra, Não Mate, Não Morra: O Diabo Está Solto no Asfalto, sobre o caos e a violência no trânsito. A escola encantou as arquibancadas com a história bem humorada do Zeca Passista e os perigos do trânsito. Placas, semáforos, atropelamentos foram genialmente representados em fantasias e o amarelo e preto da escola juntou-se ao vermelho e ao verde em um desfile que levou a escola de volta ao primeiro grupo. A escola chegou devagar, devagarinho, respeitando a toda sinalização e as co-irmãs e ascendeu ao grupo especial, após quase duas décadas.

Pelo carnaval de 1985 com Quem Casa, Quer Casa, novamente desfilou uma sátira, desta vez, no tocante ao sério problema do déficit habitacional no Brasil. Sua comissão de frente ganhou o Estandarte de Ouro do jornal O Globo. A escola revolucionou o carnaval carioca ao apresentar a sua comissão de frente fazendo evoluções engajadas ao enredo - até então as escolas apresentavam nesse quesito a velha-guarda que tinham a única função de apresentar a escola, permanecendo estática e sem engajamento ao enredo desenvolvido. A escola fez um desfile competente para uma escola que ascendera de grupo. Talvez pelo pioneirismo do enredo, pagou com o rebaixamento. O desfile, porém, não lhe manteve entre as grandes escolas.

De volta ao segundo grupo, a São Clemente entrou na avenida novamente abusando do bom humor e encantou público e jurados com o enredo Muita saúva, pouca saúde, Os males do Brasil são, abordando o descaso com a saúde no Brasil. Destaque para o carro que homenageava o hospital de Brasília, que atendeu Tancredo Neves, em que o paciente tinha seu leito infestado de baratas e tinha formigas até no soro. Um outro carro alegórico simbolizava a diligência da saúde que era puxada por saúvas. A escola ficou com o vice-campeonato e teve um saudável retorno ao Grupo Especial.

No carnaval de 1987, a São Clemente retornava ao primeiro grupo com um belo samba, todo em tom menor, composto por Manuelzinho Poeta, Jorge Madeira e Isaías de Paula, este último, ex-interno do SAM (Serviço de Assistência ao Menor). Sua experiência de vida o permitiu expressar nos versos do inspiradíssimo samba sua revolta contra o descaso com as crianças pobres do nosso país. O enredo Capitães do Asfalto era uma réplica análoga a obra de Jorge Amado, Capitães da Areia. Durante o desfile, permeado de ironia na discrepância entre o luxo da vida do menino rico e a miséria da criança que perambula pelas ruas das grandes metrópoles, a São Clemente apresentou um grupo de meninos de rua de verdade. O desfile emocionou a Marquês de Sapucaí e proporcionou um dos melhores momentos da história da escola de Botafogo. Com esse desfile, a São Clemente conseguiu um honroso sétimo lugar, e marcou seu nome definitivamente na história dos desfiles da passarela. Muito antes de se falar em estatuto da criança e do adolescente, a São Clemente saía mais uma vez na vanguarda, e dessa vez, capitaneando o público e a crítica pararam para ver, apreciar e refletir sobre o enredo da escola.

Em 1988, com a violência ganhando as páginas de jornais e com o sucateamento do Estado brasileiro, leniente com esta causa, a São Clemente mais uma vez deu voz ao povo, especialmente o carioca. O enredo Quem avisa amigo é foi um grito de alerta contra a violência. A São Clemente passou com um grande contingente. O sucesso do ano anterior fez com que a escola fosse procurada por pessoas alheias a comunidade e a escola se agigantou. Como uma onda avassaladora, a escola colocou o dedo na ferida, clamando por um basta à violência, de uma forma muito bonita e poética, pouco convencional.

No ano seguinte, com Made in Brazil!!! Yes, nós temos banana, a São Clemente trouxe irreverência ao denunciar a influência econômica e cultural brasileira dentro do mercado internacional, com ênfase na hegemonia norte-americana. O café, a gasolina, o ouro e até os craques do futebol nacional foram abordados em forma de denúncia ao descaso com os produtos genuinamente brasileiros, saqueados a céu aberto e aos olhos complacentes dos governantes. Com um desfile marcado por problemas com carros alegóricos, a superação da escola foi fundamental, num ano em que se prometia o rebaixamento de cinco escolas.


The year 1980 had not been good for San Clemente. Besides falling for the third group, the school lost its founder Ivo da Rocha Gomes in July 1980. In 1981, San Clemente for the first time in the history of Carnival reissued a plot (Just Dance Brazil), through the cunning of their leaders who have achieved near AESCRJ this right, because in 1969 the same plot with the school parade, but not was judged.

They were hard times, but the school took advantage of adversity to impose in the carnival. And the outcome would soon happen. Upset of San Clemente happened through the hands of the carnivalesque Carlinhos D'Andrade, who spent hours in the shed to the school in 1982, developing the plot on the rainbow, the legendary figure of Oxumaré. The following year, 1983, took her to the runner-up talking about the creation of the night, assuring him the right to return to the second group in 1984.

Since then, the school was characterized by participants and scenarios of social, there is evidence that defines it as a samba school concerned with the problems of the Brazilian people. Bold, critical, irreverent, politically, these are some of the adjectives that came to be known school in Botafogo.

In 1984, San Clemente could then ascend to the first group with the plot not Run, Do not Kill, Do not Die: The Devil Is Loose in Asphalt on the chaos and violence in traffic. The school charmed the bleachers with the humorous story of Zeca Dancers and the dangers of traffic. Signs, traffic lights, pedestrian were brilliantly represented in yellow and black costumes and the school joined the red and green in a parade that brought the school back to the first group. The school has come slowly, slowly, respecting all signaling and sisters and ascended to the panel, after nearly two decades.

For Carnival 1985 with Who Marry, want house, again paraded a satire, this time regarding the serious problem of the housing deficit in Brazil. His commission from the front won the Gold Standard of the newspaper O Globo. The school has revolutionized the Rio carnival in presenting his committee engaged front making changes to the plot - until then the schools had in this regard the old guard who had the sole function of presenting the school, remaining static, without commitment to the plot development. The school has a parade responsible for a school which had risen from the group. Perhaps the pioneer of the plot, he paid with relegation. The parade, however, it remained among the big schools.

Back to the second group, Clement entered the avenue again abusing humor and charmed the public and jurors with the plot too many ants, poor health, the ails Brazil, addressing the neglect of health in Brazil. Highlights for the car that paid homage to the hospital in Brasilia, who attended Tancredo Neves, in which the patient had his bed was infested with cockroaches and ants to serum. Another float symbolizing the health care that was pulled by ants. The school got the runner-up and had a healthy return to the Special Group.

During Carnival 1987, San Clemente returned to the first group with a beautiful samba, all in minor keys, composed by Poet Manuelzinho, Jorge de Paula Wood and Isaiah, the latter, a former internal SAM (Service to the Minor). His life experience enabled him to express in verses of inspiration samba their revolt against the neglect of the poor children of our country. The plot Captains Asphalt was a replica similar to the work of Jorge Amado, Captains of the Sands. During the parade, permeated with irony in the discrepancy between the luxury of the rich boy's life and misery of the child who wanders the streets of big cities, Clement showed a group of street children in truth. The parade moved to the Marques of Sapucaí and provided one of the best moments in the history of the school of Botafogo. With this show, San Clemente managed a creditable seventh, and scored his name permanently in the history of the parade the catwalk. Long before to speak on the status of child and adolescent, Clement went out again at the forefront, and this time, captaining the audiences and critics stopped to see, hear and reflect on the theme of the school.

In 1988, with violence making the pages of newspapers and the scrapping of the Brazilian state soft on this issue, the San Clemente once again gave voice to the people, especially in Rio. The plot tells a friend who is was a warning cry against violence. The San Clemente went with a large contingent. The success of last year caused the school to be sought by individuals outside the community and the school loomed. As an overwhelming wave, the school has put his finger on, calling for a halt to violence, in a very beautiful and poetic, unconventional.

The following year, with Made in Brazil!!! Yes, we have banana, Clement brought irreverence to denounce the Brazilian cultural and economic influence within the international market, focusing on U.S. hegemony. The coffee, gasoline, gold and even the stars of the national football were addressed in the form of complaint to the neglect of genuine Brazilian products, open and looted the complacent eyes of the rulers. With a parade marked by problems with floats, the overcoming of the school was instrumental in a year that promised the demotion of five schools.

Igreja da Candelária/ Candelaria Church

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será a Igreja da Candelária.

Localizada bem no burburinho do centro financeiro da cidade, numa área rica em espaços culturais, a Igreja da Candelária impressiona por sua imponência.

Construída no século XVIII, tem planta em cruz latina, revestimento interior em mármore, fachada em cantaria, portas trabalhadas em bronze e no interior toda a sua história está pintada em murais.

É uma das mais belas igrejas de todo o Rio de Janeiro.


Located right in the bustle of the Cidade financial center, an area rich in cultural, the Candelaria Church impresses by its grandeur.

Built in the eighteenth century, has a Latin cross plan, lined with marble, stone facade, doors with bronze works and within all its history is painted with murals.

It is one of the most beautiful churches in Rio de Janeiro.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

Arcos da Lapa/ Lapa Arches

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será os Arcos da Lapa.Localizados no Largo da Lapa, bairro que já serviu de referência para o que de mais importante aconteceu na vida noturna do Rio.

Os Arcos da Lapa entraram para a história como a obra mais monumental empreendida no Rio nos tempos coloniais.

Construídos para funcionar como aquedutos, hoje os Arcos servem de viaduto para uma outra grande atração: os bondinhos que ligam a Estação da Carioca ao aprazível bairro de Santa Teresa.


Located in the Largo da Lapa, a neighborhood that has served as a reference for the most important thing happened in the nightlife of Rio

Arcos da Lapa entered history as the most monumental work undertaken in Rio in colonial times.

Built to serve as aqueducts, today the Arches serve as a bridge for another great attraction: the cable car linking the Carioca Station to the pleasant neighborhood of Santa Teresa.

Década de 70 - Uma década sem conquista para a São Clemente/ The 70s - a decade without a win for San Clemente

Durante a década de 70, a escola manteve-se em boa parte no segundo grupo, chegando a ser rebaixada para o terceiro grupo em duas ocasiões: em 1978 e em 1980, quando houve uma redução drástica nas escolas do primeiro e do segundo grupo, que passaram a contar com apenas 8 escola cada um.

Em 1971, a São Clemente exaltou a miscigenação através das três raças formadoras do povo brasileiro: índios nativos, os brancos portugueses e negros vindos da África, no enredo beijo das três saudades, inspirado em poema de Olavo Bilac.

Em 1972, a São Clemente falou das congadas, uma dança que representa a coroação do rei do Congo, surgida com a vinda de povos africanos tornados escravos no Brasil, incorporando-se à cultura brasileira após a abolição da escravatura.

Em 1973, a São Clemente mostrou a lavagem da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador. O enredo abordou aspectos dos festejos religiosos, como a romaria de fiéis, as tradicionais baianas com seus vasos com água perfumada para lavar as escadarias da igreja e a presença de barracas de comidas típicas.

Em 1974, a São Clemente mostrou o enredo “Sonhos Fascinantes de um jovem adolescente”, passando pela Vila Rica de Chico Rei, a cabocla Jurema do Amazonas e Iemanjá da Lagoa do Abaeté, na Bahia.

Em 1975, a São Clemente homenageou Francisco Alves, Ary Barroso e Lamartine Babo, lembrando as músicas que entraram para a história do cancioneiro nacional.

Em 1976, a São Clemente homenageou Recife, terra de Dona Santa, rainha do Maracatu Elefante.

Em 1977,a São Clemente trouxe a fantasia, num mundo lúdico representado por príncipe montado em cavalo alado, sereias e o casamento de um mamão com uma melancia.

Em 1978, a São Clemente exaltou o teatro de revista nas figuras de Walter Pinto, Carlos Machado, Virginia Lane e Carmen Miranda.

Em 1979,a São Clemente fez sua louvação às três rainhas, destacando Iemanjá.

Em 1980, a São Clemente trouxe como enredo a doce ilusão do sambista, que vê sua vida transformada para melhor nos quatro dias de carnaval, para, depois da quarta-feira de cinzas, voltar a sua dura realidade.


During the '70s, the school remained largely in the second group, eventually being relegated to the third group on two occasions: in 1978 and 1980 when there was a drastic cut in schools for the first and second group, which now have only eight schools each.

In 1971, St. Clemente extolled by the mixing of the three races that form the Brazilian people: native Indians, Portuguese whites and blacks from Africa, three in the plot of Kiss nostalgia, inspired by the poem by Olav Bilac.

In 1972, St. Clemente spoke of the Congo, a dance that represents the crowning of the king of Congo, which emerged with the arrival of African people become slaves in Brazil, adding to the Brazilian culture after the abolition of slavery.

In 1973, St. Clemente was the washing of the Church of Nosso Senhor do Bonfim, located in Holy Hill, on the peninsula of Itapagipe in Salvador. The plot dealt with aspects of religious festivals such as the pilgrimage of the faithful, the traditional Bahian with their pots with scented water to wash the church steps and the presence of typical food stalls.

In 1974, St. Clemente was the theme "Dreams Fascination of a teenager", passing by Vila Rica de Chico Rei, the Indian woman of the Amazon and Iemanjá Jurema Lagoa do Abaeté, Bahia.

In 1975, St. Clemente honored Francisco Alves, Ary Barroso and Lamartine Babo, remembering the music that came to the history of the national repertoire.

In 1976, St. Clemente honored Recife, land of Mrs. Santa, Queen of Maracatu Elefante.

In 1977, St. Clemente brought the fantasy world in a playful represented by Prince mounted the winged horse, mermaids and the marriage of a papaya with a watermelon.

In 1978, St. Clemente praised revues in the figures of Walter Pinto, Carlos Machado, Virginia Lane and Carmen Miranda.

In 1979, St. Clemente made his praise to the three queens, highlighting Iemanjá.

In 1980, St. Clemente brought to plot the sweet illusion of samba singer, who sees his life changed for the better in four days of carnival, for, after Ash Wednesday, returning to his harsh reality.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Década de 60 - O começo promissor da São Clemente/ decade 60 - The promising start of St. Clemente

No começo, os desfiles da São Clemente eram realizados pelas ruas de Botafogo. Sua estreia nos desfiles oficiais das escolas de samba ocorreu em 1962, na Avenida Rio Branco, pelo terceiro grupo. O enredo da escola exaltou as riquezas do Brasil: geografia, vegetação, pedras preciosas, ferro, borracha, café, industria e o petróleo.

No ano seguinte, 1963,a escola inicou uma trilogia sobre a cidade do Rio de Janeiro. O primeiro enredo exaltou o Rio Antigo, dos tempos dos lampiões a gás, carruagens, tostão e vintém, destacando o Morro do Castelo e o Mosteiro de São Bento. A escola ficou muito próxima do acesso ao segundo grupo, garantido o terceiro lugar.

Em 1964, a São Clemente conquistou seu primeiro título no carnaval carioca. O enredo retratou o período de 45 anos, iniciado em 1763, ano em que a sede do Vice-Reino do Brasil foi transferida de Salvador, na Bahia, para a cidade do Rio de Janeiro, e encerrado com a vinda da família real para o Brasil em 1808. O enredo era baseado no livro O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis, do jornalista e poeta simbolista Luís Edmundo. Na época, o governo patrocinava incontáveis festas populares (festa do divino, cavalhadas, congadas, serração da velha), uma versão brasileira da política do pão e circo romana.

Em 1965, já no segundo grupo, a São Clemente terminou sua trilogia sobre Rio, abordando os quatro séculos de glórias da cidade, através de suas relíquias e memórias, como os bondes, as obras do Mestre Valentim e os carnavais do Zé Pereira.
No carnaval de 1966, a escola conquistou mais um título, com o enredo "Apoteose ao Folclore Brasileiro", que destacou as lendas brasileiras do saci pererê, Negrinho do Pastoreio e da Cobra Grande do Amazonas, o culto africano à Iemanjá e as manifestações regionais do maracatu e boi bumbá.

Em menos de seis anos após sua fundação, a escola de Botafogo chegou ao primeiro grupo do carnaval carioca, em 1967. Para a sua estreia no hoje denominado Grupo Especial, a escola trouxe as festas e tradições populares do Brasil, inspirada no livro homônimo de Mello Moraes Filho. As festas descritas no desfile foram a do ano-bom (ano novo), a procissão de São Benedito no Lagarto (Sergipe), o carnaval e o casamento na roça. A escola fez referência ao poema Ode a Dois de Julho de Castro Alves, dia caracterizado como a luta efetiva da Independência do Brasil. A escola não se manteve no grupo.

De volta ao segundo grupo, em 1968, a São Clemente fez uma apoteose à cultura nacional, exaltando o grande pesquisador Ladislau de Souza Melo Neto (1875-1893), o cientista mais influente do Brasil da época do Segundo Reinado brasileiro, o pintor Pedro Américo, o jurista e político Rui Barbosa e o escritor Machado de Assis.

Em 1969, a escola concorria a uma vaga no Grupo 1, com o enredo Assim Dança o Brasil, mas em virtude dos atrasos, os jurados abandonaram o palanque do julgamento, deixando de julgá-la, assim como as escolas Tupi de Brás de Pina, Império da Tijuca e Independentes do Leblon que encerrariam aquele desfile. O samba-enredo desse desfile, aliás, foi o primeiro a ser reeditado na história do samba, pois seria novamente apresentado em 1981.

Em 1970, a São Clemente encerrou a sua bem sucedida primeira década de existência levando para a Avenida histórias fantásticas como a do sapo aru, uirapuru, saci pererê e o negrinho do pastoreio.



Earlier, the parades were held in St. Clement streets of Botafogo. His official debut at the parades of the samba schools occurred in 1962, on Avenida Rio Branco, the third group. The plot of the school praised the wealth of Brazil: geography, vegetation, precious stones, iron, rubber, coffee and oil industry.

The following year, 1963, the school started a trilogy about the city of Rio de Janeiro. The first plot exalted the Old River, the days of gas lamps, carriages, and penny farthing, highlighting the Morro Castle and the Monastery of St. Benedict. The school was very close access to the second group, secured third place

In 1964, Clement won his first title at the Rio carnival. The story portrayed the period of 45 years, started in 1763, the year in which the headquarters of the Viceroyalty of Brazil was transferred from Salvador, Bahia, to Rio de Janeiro, and closed with the royal family for Brazil in 1808. The plot was based on the book Rio de Janeiro at the time of the Viceroys, the Symbolist poet and journalist Luis Edmundo. At the time, the government sponsored countless festivals (festival of the divine, cavalhadas, congas, the old mill), a Brazilian version of the politics of Roman bread and circuses.

In 1965, in the second group, the St. Clement completed his trilogy on River, covering the four centuries of glories of the city, through its relics and memories, as the streetcars, the works of Mestre Valentim and carnivals do Zé Pereira.

During Carnival 1966, the school won another title, with the theme "the Apotheosis Brazilian Folklore", which highlighted the legends of the Brazilian Saci pererê, Negrinho of Grazing and Big Snake of the Amazon, the African church to Iemanjá and regional events maracatu and bumba boi.

In less than six years after its founding, the school Botafogo first group arrived in the Rio carnival in 1967. For its debut today called the Special Group, the school brought the festivities and folk traditions of Brazil, inspired by the book by Mello Moraes Filho. The festivities were described in the parade this year-good (new year), the procession of St. Benedict in the Lizard (Sergipe), the carnival and marriage in the fields. The school made reference to the poem Ode to Two July Castro Alves, a day characterized by the effective struggle of the Independence of Brazil. The school remained in the group.

Back to the second group in 1968, Clement made an apotheosis of national culture, extolling the great researcher Ladislaus de Souza Melo Neto (1875-1893), the most influential scientist in Brazil at the time of the Second Empire of Brazil, the painter Peter Americo, the jurist and political writer and Rui Barbosa Machado de Assis.

In 1969, the school competed for a position in Group 1, with the plot Just Dance Brazil, but due to delays, the jurors left the podium of the trial, failing to judge it, as well as schools Tupi de Bras de Pina Empire of Tijuca and Leblon Independent parade that ended that. The samba-plot of this show, incidentally, was the first to be reissued in the history of samba as it would be presented again in 1981.

In 1970, St. Clement closed its successful first decade leading to the Avenue fantastic stories such as the frog aru, uirapuru, SACI pererê Negro and grazing.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Jardim Botânico/ Botanical Garden

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será o Jardim Botânico.

Cada um dos 141 hectares do Jardim Botânico do Rio abriga alguns dos principais exemplares da flora brasileira e mundial.

As Palmeiras Imperiais, principais atrações do Jardim, foram semeadas pelo Príncipe-Regente D. João VI, em 1809.

Árvores seculares misturam-se a orquídeas, vitórias-régias, bromélias, flamboyants e uma vasta folhagem tropical, que fazem do Jardim Botânico o lugar preferido dos estudiosos, dos amantes da natureza, dos namorados e de todos aqueles que procuram tranqüilidade e paz.

Each one of 141 hectare of Botanical Garden of the Rio de Janeiro home some os principally examples of flora brazilian and world.

The Imperial Palms, main attractions of the Garden were planted by the Prince Regent D. John VI in 1809.

Secular trees blend with orchids, water lilies, bromeliads, flamboyant and a vast tropical foliage, forming the Botanical Garden the preferred place of scholars, lovers of nature, boyfriends and all those who seek tranquility and peace.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pão de Açúcar/ Bread of Sugar

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será o Pão de Açúcar.
Com sua altura significativa e plástica incomum, o Pão de Açúcar divide com o Corcovado o título de ponto de atração turística de onde se tem as mais belas vistas do Rio.

Conhecido cartão-postal da cidade, ele é alcançado via teleférico, primeiro até o Morro da Urca, onde os visitantes embarcam em um segundo bondinho, que os levará até o destino final.

Do Pão de Açúcar podem ser apreciadas diversas praias do Rio e de Niterói, além de uma densa vegetação de Mata Atlântica e algumas edificações históricas como o Forte de Santa Cruz e a Ilha Fiscal.


With its tall significant and unusual plastic, the Bread of Sugar divided with the Corcovado the title the point of attraction turistic of where have the beautiful sights of Rio.

Known postcard of the city, it is reached by cable car, first to the Urca Hill, where visitors aboard a second cable car, that takes them into the final destination.

Of Bread of Sugar can be enjoyed many beaches of Rio and Niterói, besides a dense atlantic forest vegetation and some historic buildings as the Santa Cruz Fort and Fiscal Island.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

História da Escola de Samba São Clemente/ History of Samba School São Clemente.

História da Escola de Samba São Clemente.

Em meados de 1953, um grupo de jovens do bairro de botafogo, praticantes da arte de futebol, participavam de uma equipe nas cores azul e branca que se chamava São Clemente Futebol Clube, em homenagem a rua que se reuniam.

Freqüentemente faziam excursões para jogar em outras cidades. Numa dessas viagens, com destino à Bananal no estado do Rio, o grupo se reuniu em frente a vila Gauí existente até hoje na rua São Clemente 176, e enquanto aguardavam o inicio da viagem, Ivo da Rocha Gomes avistou na porta de uma quitanda, duas barricas de uvas, que de imediato transformou em instrumento de percussão para uma animada batucada.

A empolgação foi tanta, que Ivo da Rocha Gomes resolveu criar a partir daquele momento um “Bloco de sujos” que passou a desfilar no Carnaval pelo bairro de Botafogo com as cores azul e branca.

O Primeiro samba enredo foi de autoria de Nelson Escurinho com a seguinte letra:

“VAMOS CANTAR A MELODIA
TRAZIDA DO MEU CORAÇÃO
VAMOS ESQUECER A TRISTEZA CRUEL DA DESILUSÃO
DA MELODIA FIZ UM POEMA
QUE CANTO NAS NOITES DE SOLIDÃO

EU ERA TÃO FELIZ
VIVIA NA MAIOR DESILUSÃO
HOJE NÃO ME RESTA MAIS NADA
SÓ EXISTE NO MEU CORAÇÃO
E NESTE SAMBA QUE É UM POEMA.”


History of Samba School São Clemente.

In 1953, a groupe of boys that lived in Botafogo, practitioners of the art of soccer, one day they went travel for other city for play soccer and when they waited for the initiation of travel, Ivo da Rocha Gomes saw two barrels of grapes, which immediately turned into a percussion instrument for a lively drumming.

The excitement went so much, that Ivo da Rocha Gomes resolved create from that moment a Block, now the carnival parade in the neighborhood of Botafogo with the colors blue and white.

The first Samba was authored by Nelson Escurinho the follwing letter.

“LET'S SING A MELODY
TRANSLATED OF MY HEART
LET'S FORGET A SADNESS CRUEL OF DISILLUSIONMENT
A POEM MADE OF MELODY
THAT SING IN THE NIGHT OF SOLITUTE

I WAS SO HAPPY
LIVED IN THE GREATER DISAPPOINTMENT
TODAY DON’T EXIST ANYTHING MORE
THERE IS ONLY IN MY HEART
AND IN THESE SAMBA THAT IS A POEM.”


Cristo Redentor/ Redeeming Christ.

Postagem da semana sobre o Ponto Turistico do Rio de Janeiro, será o Cristo Redentor.

Monumento ao Cristo Redentor.
Projeto e construção do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa. Erguido no topo do Morr do Corcovado, a 710m de altitude.
Inaugurado em 12/10/1931.
Altura do monumento - 38m.
Distância entre os extremos dos dedos - 28m.
Peso total do Monumento - 1.145t.

Monument to Redeeming Christ.
Project and construction of the Brazilian engineer Heitor da Silva Costa. Raised in the top of the hill, of the Humpy one, to 710m of altitude.
Inaugurated in 12/10/1931.
Height of the monument - 38m.
Height of the statue - 30m.
Distance between the extremes of the fingers - 28m.
Total weight of the Monument - 1.145t.

Mostra Cultural

Cada semana irei falar sobre a VII Mostra Cultural da Escola Técnica Rezende Rammel e sobre o tema que a turma 3° MCT B2 sorteou, que foi pontos turisticos do Rio de Janeiro e a escola de samba São Clemente.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Blog da turma 3°MCT B2 acabou de ser criado.
O tema desse ano vai ser pontos turisticos do Rio de Janeiro e a escola de samba São Clemente.